Avaliação Econômico - Financeiro (Valuation)

Em um processo detalhado do começo ao fim, a avaliação Econômico-Financeira é substancialmente dividida em 4 etapas:

1

Análise de Desempenho Histórico

Na etapa inicial são analisados os dados de faturamento e despesas históricas da empresa, incluindo dados financeiros e gerenciais. Usualmente tais dados já se encontram consolidados e eventualmente pré auditados por outra consultoria, porém é comum a necessidade de realização de ajustes.
A partir dos dados históricos, verifica-se o comportamento da empresa ao longo do tempo, reconhecendo-se tendências e ciclos de faturamento, despesas e margens operacionais. Esta etapa é fundamental para a construção de um modelo lógico de fluxos de caixa futuros.

2

Modelagem Operacional e Financeira

Fase na qual as receitas e despesas financeiras e operacionais são explicadas pelas operações da empresa, e faz-se as interligações entre receitas, custos e margens (Ex.: cálculos de EBITDA, margens operacionais por produto oferecido, participação de cada linha de receita no faturamento total, impactos de aumento de custos, etc..) Nesta etapa, todo o DRE é alinhado com as operações, de forma a facilitar a análise futura das operações.

3

Ajustes de Planejamento de Médio e Longo Prazo

Considerada como o coração do Valuation, nesta etapa é dedicada a maior parte do tempo do trabalho. Uma vez que as etapas anteriores nos oferecem o racional do faturamento e comportamento da empresa no passado, o planejamento futuro irá nos auxiliar na previsibilidade dos fluxos de caixa.

4

Realização da Avaliação Financeira pela metodologia que mais se enquadre no modelo da empresa

De acordo com o mercado de atuação, disponibilidade de comparáveis e outras variáveis, opta-se pela melhor metodologia para a avaliação da empresa, a notar:

  1. Fluxo de Caixa Descontado
  2. Múltiplo de Empresas Comparáveis
  3. Múltiplo de Transações Precedentes

Fusões e Aquisições

O time da RTA tem mais de 15 anos de experiência em processos de Fusões e Aquisições e
durante todo o processo de M&A o time sênior da RTA estará presente, acompanhando de perto todas as etapas e trabalhando no dia-a-dia das transações. Assim garantimos uma execução perfeita dos projetos, aumentando substancialmente a taxa de sucesso em nossos cases.

Usualmente, projetos de Fusões & Aquisições podem demorar até 2 anos para serem concluídos, por isso é importante uma preparação prévia da empresa antes de sair a mercado (tanto em casos de compra quanto de venda). Nosso time acompanha a sua empresa em todas as etapas, desde a análise preliminar do case até o roadshow.

1. Entendimento da Empresa e Objetivo dos Sócios

2. Realização de Avaliação Econômico-Financeira e Material de Marketing

3. Mapeamento de Investidores ou empresas alvo

4. Envio de material de Marketing e início de roadshow

5. Recebimento de propostas e negociação de valores da transação

6. Coordenação do processo de Due Diligence e auxílio na montagem de data room

7. Negociação de condições finais da transação e apoio a advogados externos na preparação de documentos

8. Transação Concluída

Captação de Recursos

Atuamos em projetos customizados para empresas que planejam fazer a captação de recursos de longo prazo para projetos de expanão, incluindo programas governamentais como Desenvolve São Paulo, Finame e outros.

Avaliação Econômico - Financeiro (Valuation)

Fundamentalmente dividido em 4 etapas, os projetos de Planejamento Financeiro e Gestão Estratégica focam na maximização dos resultados operacionais e financeiros, e a sua empresa contará com um time presente em todo o momento.

1

Modelagem de Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE), segmentando entre linhas de receita, custos e despesas específicas;

2

Análise individual de linhas de DRE, com foco em identificação de gaps para a melhoria de desempenho financeiro;

3

Estabelecimento de metas e KPI´s específicos para as linhas do DRE que mais necessitem de melhoria;Estabelecimento de metas e KPI´s específicos para as linhas do DRE que mais necessitem de melhoria;

4

Indicação e acompanhamento de plano de ação com os gestores, visando o atingimento das metas estabelecidas.